TROCA INTELIGENTE - REFINADO PELO INTEGRAL




Muitas pessoas pensam no alimento integral apenas quando pensam em fazer uma dieta, contudo esta é muito mais benéfica do que imaginam.

Os alimentos integrais e refinados tem praticamente o mesmo valor calórico, mas com muitas diferenças nutricionais entre si.

Os alimentos passados pelo processo de refinamento acabam se tornando pobres em nutrientes e ricos em carboidratos simples, calorias e ainda apresentam alto índice glicêmico. E sem fibras, ele vira açúcar rapidamente no sangue e dispara a produção de insulina, hormônio que, em excesso, aumenta os estoques de gordura, especialmente na barriga.

Agora os alimentos integrais....haaa os alimentos integrais...tem muito mais nutrientes, minerais e fibras e podem reduzir o risco de doenças de coração, AVC, infartos, diabetes, obesidade e até mesmo o câncer. O valor nutricional é maior porque os alimentos que passam pelo processo de refinamento grande parte dos nutrientes são perdidos.

Nos alimentos integrais são mantidas as vitaminas e os minerais dos cereais durante a sua fabricação.

Outros benefícios importantes nesta troca inteligente:


  • Dão a sensação de saciedade;
  • Diminuem a velocidade da digestão de alimentos, o que faz com que o fome demore mais a voltar;
  • Funcionam como antioxidante, pois possuem vitamina E;
  • Melhora o sistema imunológico;
  •  Colaboram para o bom funcionamento do intestino;
  • Possuem vitaminas A, B, B2 e B5

Algumas sugestões de alimentos que podem ser trocados são bolos, pães, arroz, biscoitos, farinha e massas. 

O mercado hoje em dia tem uma infinidade de opções gostosas!!

Por fim, vou deixar aqui uma receitinha simples e legal para vocês nesta linha...espero que gostem!!


PÃO INTEGRAL DE CANECA

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de arroz
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça
  • sal a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo de girassol
  • 1 colher de sopa de água ou de iogurte
  • 1 colher de chá de semente de chia
  • 1 colher de chá de fermento em pó para bolo
  • gergelim para polvilhar

MODO DE PREPARO

  1. Misture a farinha de arroz, a farinha de linhaça e o sal. Reserve.
  2. Misture o óleo, a água (ou iogurte), o ovo, e o açúcar.
  3. Acrescente as farinhas e a chia e mexa bem com uma espátula (a consistência da massa é pegajosa).
  4. Por último, coloque o fermento em pó e misture mais um pouco.
  5. Despeje a massa em uma caneca média untada com óleo e farinha de arroz, salpique o gergelim por cima e leve ao microondas por, aproximadamente, 2 minutos e 30 segundos.
Dicas:
  • O pão também pode ser feito no forno. O tempo de cozimento fica em torno de 15 minutos.
  • Para fazer a versão doce, retire o sal da receita e salpique coco ralado sobre o pão.






Comentários

  1. eu prefiro integral, eu acho que cair melhor, é mais saúdavel, não tem o mesmo tanto de quimica como os comum!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu troquei algumas coisa para integral, já algum tempo e adoro, mas algumas coisas acabo consumindo o normal como a farinha de trigo e o arroz...rs...

    ResponderExcluir
  3. Adriana que bacana o seu post com informações importantes, eu particularmente prefiro o integral pois sempre comi e me faz bem. Gostei muito de saber a diferença entre o refinado e o integral deu pra entender melhor, adorei a receita do pão o aspecto está muito bom, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Tá ai uma coisa que preciso fazer. Mas acabo sempre fazendo compras erradas.
    Vou me fiscalizar mais nisso, e assim começar de fato a ter uma alimentação saúdavel.

    Adorei seu post <3 bem explicativo.

    Parabéns, e Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Que deliciosas. To apaixonada por essa receita menina. Quero agora hahaha Esse pãozinho com café nesse frio...uuummmm E que pratico!!! To chocada! Vou salvar aqui essa receita mar a e saudavelm. Bjos
    Danielle Novaes

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso começar a mudar esse hábito. Açúcar eu já cortei, agora falta o resto kkkkkkk.
    Adorei a receitinha!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  7. São mais saudáveis sem dúvida, o que pega é o preço que costuma ser mais caro.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Essa postagem sem sombra de duvida é otima para nossa alimentação.
    EU ja quero fazer essa receita do pao integral com canela, eu amo canela e é otimo para o metabolismo

    ResponderExcluir
  9. Ótimo tópico e assunto. Sem dúvidas optar por uma alimentação saudável é a melhor coisa a se fazer o nosso corpo agradece e muito. Eu simplesmente amei essa receita do pão integral vou tentar arrumar um tempinho para fazer.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. AMEI O POST, adorei a receitinha não sabia a grande diferença entre o refinado e o integral Amei mesmo, beijos

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muito habito de comer coisas integral, na verdade nunca provei mas já vi umas receitas de dá água na boca. Com certeza quando tiver a oportunidade irei provar.

    ResponderExcluir
  12. Eu também sempre achei que os alimentos integrais era pra quem está fazendo dieta, mas agora com o teu post vi que não tem nada a ver, todo mundo pode comer, independente de fazer dieta ou não. Ótimo post, beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee!!

    Gostei bastante do seu post, das dicas e principalmente da receita, que vou tentar fazer aqui em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei a receita. Ja quero fazer! Gostei demais do post. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei teu post, porque sempre estou naquela luta em transformar minha alimentação mais saudável. Já deixei anotadinha aqui a receita do pãozinho!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei a receitinha de pão de caneca, vou experimentar logo

    ResponderExcluir
  17. Eu já aderi aos integrais há algum tempo e os benefícios são ótimos! Parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho vontade de aderir aos integrais, só não sei se fará bem para minha gastrite, não posso comer quase nada... parabéns pelo post é bem fácil de fazer...

    ResponderExcluir
  19. Acho bem bacana a ideia de fazer essa troca... E eu simplesmente amei a receitinha, vou tentar fazer. <3

    Beijos!
    Ana Crisinah
    Youtube Ana Crisinah

    ResponderExcluir
  20. Que legal sua dica, é bem fácil que podemos fazer no dia a dia que faz muita diferença na nossa saúde, adorei suas dicas, parabéns!
    www.prazernay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que legal! Sempre bom mesmo cuidar da saúde. Assim que eu tiver um tempinho, irei me arriscar na cozinha para preparar essa receita. Sei que não é tão difícil, mas eu sou uma perdição cozinhando. hahah
    Parabéns. ;)

    ResponderExcluir
  22. Fiz essa troca ano passado e foi muito bom! Vale a pena e a nossa saúde agradece! ❤

    ResponderExcluir
  23. Nossa que informação util. Na verdade muita gente acha que por ser integral é mais saudavel.
    Adorei a recwita 😗😗

    ResponderExcluir
  24. ai que deliciiiiiaaaa!!! vou salvar a receita pra fazer aquui, aqui o povo ama pao!! haha

    ResponderExcluir
  25. Que delicia! Não sabia que era tão fácil de fazer! Estou aderindo aos alimentos integrais <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, como vai? Que maravilha, gostei bastante das dicas, alimentação saudavel é extremamente importante, confesso que nao gostodde comidas integrais e as refinadas ainda nao esperimentei. beijos

    ResponderExcluir
  27. Nossa quanta coisa bacana e quantos benefícios tem esses alimentos integrais . Huum é esse pãozinho delícia to com água na boca aqui vou fazer

    ResponderExcluir
  28. Eu confesso que não gosto muito de comidas integrais mas elas realmente são muito boas para saúde, são muitos benefícios e por conta deles vou tentar experimentar um dia desses

    ResponderExcluir
  29. To apaixonada por essa receita menina. Aqui de casa o povo ama pão! kkkk

    Vou fazer, obrigada pelas dica! amei bjssss

    ResponderExcluir
  30. Posso dizer que os integrais tem o gosto melhor até do que os refinados, amei as dicas e quero muito fazer essa receitinha de pão integral de caneca, faz alguma receita que vá tapioca ? Porque ela ajuda muito a substituir o pão. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. oi!!
    Confesso que eu pensava assim, mas com o tempo aprendi que alimento integral são para quem esta a procura de alimentos saudáveis e que trazem benefícios.Já anotei a pão integral de caneca ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  32. Eu gosto muito de comprar produtos integrais, nunca tentei fazer mas agora estou tentada a fazer esse pão.

    ResponderExcluir
  33. É uma das trocas mais inteligentes do mundo!!!
    Amei a receita seu post é incrível
    Beijo,
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Fiz isso no começo da minha dieta e agora nem isso eu posso, mas é o melhor tanto pra quem está de dieta quanto para qualquer outra pessoa wue busque saude

    ResponderExcluir
  35. Realmente, o integral é bem mais saudável, eu até gosto de algumas coisas integrais, mas não são todos que eu gosto, mas é muito importante comer coisas integrais

    ResponderExcluir
  36. Estou numa fase de trocas, e já comecei a trocar pelos integrais, li um pouco a respeito e aqui tu confirmou tudo!
    Adorei a receita!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  37. Adorei a receita do pão de caneca! Vou super por em prática XD
    Eu ainda estou em processo de troca, porque faz super bem pro nosso organismo.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  38. Eu comecei a usar produtos integrais quando comecei a RA, hoje eles já fazem parte da minha vida. Adorei a receita, não conhecia.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  39. Amei a receita. Eu ja como alimentos integrais há um tempo e ja me acostumei, tem gente que acha o gosto ruim, mas confesso que pra mim é mais saboroso hj em dia. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Estou tentando comer mais alimentos saudáveis
    ainda não troquei para os integrais kk
    adorei as dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  41. Depois que a gente se acostuma com uma alimentação mais saudável até sente falta. Gostei da receita do pão integral de caneca. Vou experimentar.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  42. Olá, tudo bem? Nossa, não sabia que esta troca tinha tantos benefícios... Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  43. Amei as dicas e eu não sabia que dava pra fazer pão integral de caneca, fácil, rápido e parece muito saboroso! E acima de tudo faz bem a saúde! Um show! Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Acho que alimentos integrais são bons , é principalmente para quem tem o foco para eemagrecer. Eu pessoalmente não costumo come muito por minha a dieta ser para ganhar de massa. Gosteiática e rápida e deve ficar muito bom

    ResponderExcluir
  45. Olá tudo bem ? eu confesso que penso assim como mencionou no post que é apena pra fazer dieta , eu confesso que não gosto muito mesmo sabe já tentei comer e não consigo acho que depende da pessoa , minha mãe adora já eu mds é uma luta , achei bom saber os benefícios dele , bem interessante aquela receita vou pedir pra minha mãe fazer pra mim e ela bjs

    ResponderExcluir
  46. Eu uso mais o integral e também porque já estou acostumada. É bom esse tipo de post para diferenciar. Gostei da receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Sempre quando posso opto pelo integral, até prefiro.

    ResponderExcluir
  48. Minha mãe curte bastante cuidar da alimentação e fazer coisas mais integrais e naturais. Eu gosto desde que não mude o gosto da comida :/

    ResponderExcluir
  49. Preciso fazer isso, tenho comido muita porcaria. Nova rotina

    ResponderExcluir
  50. Olá, tudo bom?

    Aqui em casa minha mãe deu a louca de mudar a nossa alimentação. Mas do que tentar emagrecer, ela quer melhorar a sua saúde, já que ela, geneticamente tem a facilidade de conseguir problemas como colesterol, pressão, diabetes... Então, para evitar futuras dificuldades, ela está, aos poucos, mudando ou retirando alguns tipos de alimentos de sua rotina. Um deles são os refinados que ela cortou ou trocou por opções mais saudáveis (como o sal rosa).
    É muito importante fazer esse tipo de mudança, nem que seja aos poucos, para que, como você disse, até mesmo evitar o risco de doenças mais graves.

    Enfim, adorei a postagem, obrigada pelas dicas :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Olá
    Eu estou numa mudança drástica de hábitos alimentares. Já pensei muito em adotar os integrais e os grãos eu acho até que eu aceito, meu problema é com a farinha. Sinto que as coisas que faço com a farinha integral ficam pesadas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  52. Os alimentos integrais são bons, a única coisa ruim neles é seus preços.

    O gosto mais é a sensação de limpeza, depois de uns três dias comendo alimentos naturais o corpo parece ficar mais relaxado.

    ResponderExcluir
  53. Eu adorei o seu post, super esclarecedor e realmente os alimentos feitos com insumos integrais são mais saudáveis e os mais trazem benefícios ao organismo.

    ResponderExcluir
  54. Que post maravilhoso,realmente é uma troca muito inteligente pra nossa saúde né,vou tentar mudar 👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas